Bonecos

A equipe de manipulação.
    Por trás da riqueza das expressões de personagens como: a Cuca, o Conselheiro, o Rabicó e o Quindim, está a magia da eletrônica. Cada parte da cabeça é movimentada por controle remoto. Instalados em uma casa em Jacarepaguá, eles criam (em cerca de dois meses), esses personagens, a partir de estruturas de fibra de vidro e carbono, massa de modelar, espuma, látex e tecido. "A atenção com os detalhes e características de cada um tem que ser máxima", explica o coordenador do grupo, Roberto Dornelles.
O quarteto reunido na coletiva pra imprensa.
  Mas afinal, que são esses personagens? O Marquês de Rabicó foi interpretado por Aline Mendonça, que começou a interpretá-lo com 24 anos. Hoje com 38, ela diz que no começo não se importava em não aparecer. "Eu era jovem, era o início da minha carreira", ela disse rindo. "Era um começo, eu ia participar de Malhação, mas a direção (da Globo) achou melhor que eu fizesse o Rabicó. Um papel que me marcou, realmente".
Jacira Santos
  A malvada da Cuca foi responsabilidade da Jacira Santos. Hoje com 42 anos, ela se emociona ao lembrar do papel que fez. "A Cuca foi, e é uma parte de mim. Lembro que, dentro da fantasia não conseguia ouvir ninguém, por isso tinha que usar fones de ouvidos". A baiana conta que contracenou com muitos nomes conhecidos como: Elizabeth Savalla e Luana Piovanni.
  O doce Quindim, foi do Sidney Beckencamp, 49, que diz que eles não podiam ficar dentro das fantasias por mais de meia hora. "Gravávamos debaixo de sol quente,dentro de uma fantasia mais quente ainda. Nas externas, a cada dez minutos tínhamos que ter um break nas gravações, se não desmaiávamos. As internas, eram melhores devido ao ar condicionado".
  Zé Clayton, 51, fez o Conselheiro. Hoje trabalha junto com Fernanda Silveira no Top Puppet. Além do Conselheiro, ele fez também o Lobisomem no episódio O Saci. "Enquanto um estava dentro do boneco atuando, dois estavam manipulando ele. Um a boca e o outro os olhos e as sobrancelhas".